Um horizonte melhor para 2017

Este foi mais um ano difícil para milhões de brasileiros, especialmente para os que perderam emprego e renda, e para muitas empresas que vêm enfrentando dificuldades em manter seus negócios e seus funcionários. Vivemos nos dois últimos anos um período terrível, não apenas pela forte recessão econômica, mas também pela complicada crise política que assolou o nosso País.

Agora, olhamos para 2017 e perguntamos: será que o pior já passou e o País finalmente terá condições de retomar o crescimento econômico? O ambiente de negócios vai melhorar e as empresas se sentirão mais seguras para fazer investimentos, voltar a contratar trabalhadores, contribuindo com a geração de renda para as famílias?

Acreditamos que sim. A pesquisa que anualmente o Sinduscon-PR realiza para medir o ânimo dos empresários aponta que 35% dos associados da entidade pretendem contratar mais funcionários no próximo ano e 50% querem manter o número de colaboradores. Estes números são melhores aos registrados no final de 2015, o que sinaliza uma percepção de melhora por parte dos empresários da construção paranaense. A intenção é aumentar a contratação em 5% no ano que vem.